Fonte: https://www.facebook.com/prefeitura.esplanada/?__tn__=kC-R&eid=ARDjEVOYKy3Xy-3P7WAh3WFiCgU24ffGAtj5KLK5UrK6f1rg0zFYjgPUs_yH7KbKxaqy5R-X72did04w&hc_ref
08/08/2019 às 14h57

A Prefeitura Municipal de Esplanada, através da Secretaria Municipal de Educação, realizou nessa última quarta-feira (07/08), das 8h às 16h, o 2º Encontro Pedagógico de Aprimoramento da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) na Rede Municipal de Ensino, no auditório do Colégio Municipal Antônio Carlos Magalhães (CMACM). O evento contou com a presença das palestrantes Maura da Silva Miranda, Enimara Lins, Silvana Ferreira e Edeilza Santos.

Diversos profissionais da rede municipal, estadual e privada de ensino compareceram e juntos discutiram e abordaram assuntos muito importantes relacionados à implementação da BNCC no município de Esplanada.

Na oportunidade, a Secretária de Educação, Josefa Isabel, agradeceu a presença de todos e enfatizou a importância do momento, destacando o comprometimento da Gestão Municipal com a aprendizagem e a qualidade da Educação do município de Esplanada.

“A Gestão Municipal vem investindo cada vez mais em educação e este momento é uma grande oportunidade para aprendermos mais e discutirmos este tema tão importante que é a nova Base Nacional Comum Curricular. Este é apenas um momento. Mas já estamos desenvolvendo estratégias para mobilizar todos os profissionais que atuam na gestão educacional e na gestão do ensino das instituições de ensino da rede para o estudo da Base Nacional Comum Curricular”, destacou a secretária.

A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) é um documento de caráter normativo que define o conjunto orgânico e progressivo de aprendizagens essenciais que todos os alunos devem desenvolver ao longo das etapas e modalidades da Educação Básica.

Conforme definido na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB, Lei nº 9.394/1996), a Base deve nortear os currículos dos sistemas e redes de ensino das Unidades Federativas, como também as propostas pedagógicas de todas as escolas públicas e privadas de Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio, em todo o Brasil.