Conscientização ambiental.

21/08/2019 às 09h48

A Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável – SEMMADS deu inicio a uma campanha de conscientização ambiental que visa o recolhimento de pilhas e baterias na sede, comunidades rurais e região da praia, para a posterior destinação final adequada para estes resíduos.

Conforme a Resolução CONAMA nº 257/99, pilhas e baterias que contenham em sua composição metais pesados, depois de utilizadas, devem ser devolvidas aos estabelecimentos que as comercializam e afins, entretanto até o momento atual, nos deparamos com uma realidade totalmente distinta e esses resíduos considerados perigosos acabam sendo descartados junto ao resíduo comum.

As pilhas e baterias, quando descartadas em lixões ou aterros sanitários, liberam componentes tóxicos que contaminam o solo, os cursos d'água e os lençóis freáticos, afetando a flora e a fauna das regiões circunvizinhas e o homem, pela cadeia alimentar.

Durante a campanha, serão instalados coletores para as pilhas e baterias em comércios e locais de grande circulação na sede e em distritos do município. A partir disso, é essencial a participação da população, reunindo estes resíduos em suas residências e depositando nos pontos de coleta.

O recolhimento é feito posteriormente por uma empresa responsável pela destinação ecologicamente adequada.

Os pontos de coleta serão:

Na Sede:

- Secretaria de Meio Ambiente

- Supermercado G Barbosa

- Supermercado Todo Dia

- Supermercado Doce Mel

- Supermercado Asa Branca (Centro)

- Supermercado Asa Branca (Av. São Francisco de Assis)

- Farmácia Mutti

- GNG Celular