1ª fase da Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe.

24/03/2020 às 18h17

Começou nessa última segunda-feira (23/03), a 1ª fase da Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe, que segue até 15 de março para idosos e trabalhadores da saúde Eles fazem parte da primeira fase da Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe.

O Ministério da Saúde antecipou a Campanha contra a Influenza como estratégia para diminuir a quantidade de pessoas com gripe nesse inverno. A meta é vacinar, pelo menos, 90% de cada um dos grupos prioritários. O dia “D” de mobilização nacional para a vacinação acontecerá no dia 9 de maio.

Neste ano, o Ministério da Saúde mudou o início da campanha, de abril para março, para proteger de forma antecipada os públicos prioritários contra os vírus mais comuns da gripe. Devido a circulação do coronavírus no país, cada estado e município tem buscado estratégias para diminuir concentração de pessoas.

Esta vacina não tem eficácia contra o coronavírus, porém, neste momento, irá auxiliar os profissionais de saúde na exclusão do diagnóstico para coronavírus, já que os sintomas são parecidos. E, ainda, ajuda a reduzir a procura por serviços de saúde.

O secretário municipal, Marcus Torres, ressalta que, durante a vacinação, os munícipes acima dos 60 anos devem estar atentos ao que a Organização Mundial da Saúde preconiza. Permanecer ao menos a um metro e meio de distância, evitar contato próximo, aperto de mãos, por exemplo além de higienizar as mãos com água e sabão ou álcool gel acima de 70%.

Confira nas imagens, os grupos prioritários, as datas e os locais de vacinação!