FakeNews.

24/03/2020 às 19h48

Em meio à pandemia do Novo Coronavírus (COVID-19), uma das maiores preocupações dos profissionais da saúde são as FakeNews. Por isso, a Assessoria de Comunicação (ASCOM) da Prefeitura Municipal de Esplanada, preparou um guia para ajudar as pessoas a identificar notícias falsas.

Confira abaixo formas de identificá-las:

1 • Não leia apenas o título

Ao receber uma mensagem, leia todo o conteúdo. Às vezes, o interior da notícia não tem relação com o título.

2 • Observe o conteúdo da notícia

Se a informação for vaga ou cheia de adjetivos, num tom dramático que provoca surpresa ou raiva, desconfie. Suspeite também de erros de português, muitas exclamações ou mensagens que pedem para ser compartilhadas ao final.

3 • Veja a fonte da notícia

Procure fontes confiáveis. Sites desconhecidos ou com nomes parecidos aos de outros já conhecidos são um mau sinal. Fotos que não informam a fonte também podem ser falsas.

4 • Repare na data da publicação

Veja se a informação ainda é relevante e se está atualizada. Além disso, falsas notícias antigas costumam voltar de vez em quando procurando desavisados.

5 • Pesquise

Se a informação for verídica, outros sites, especialmente da imprensa, também falarão dela.

Alertamos que o ato de propagar informações falsas pode prejudicar muitas pessoas, especialmente as que mais precisam receber as devidas orientações corretas. A maneira mais efetiva de diminuir os impactos das notícias falsas, é cada cidadão fazer sua parte, duvidando sempre e compartilhando apenas aquilo que tem certeza de que é verdade.

#FIQUEEMCASA

#TODOSCONTRAOCORONAVÍRUS