CONTROLADORIA DO MUNICÍPIO: UMA BÚSSOLA DA GESTÃO
CONTROLADORIA DO MUNICÍPIO: UMA BÚSSOLA DA GESTÃO
ADMINISTRAÇÃO
ATUALIZADO EM: 27-10-2022 13:09:28

A Controladoria, devidamente inserida na estrutura organizacional do Município por força de lei local, tem poder de fiscalizar os atos de quaisquer agentes responsáveis por bens ou dinheiro público. Uma das funções primordiais da Controladoria é dar cumprimento às metas e funções definidas na lei que a criou, priorizando a fiscalização de atos dos órgãos da administração direta e indireta do ente federado. Ela também pode fiscalizar instituições que recebem recursos do Município (subvenções sociais ou auxílios) e deve propor as medidas cabíveis às autoridades responsáveis, tanto em sede administrativa quanto em sede judicial.

O maior motivo de afastamento de prefeitos, nos anos recentes, não foi por corrupção, mas sim por desconhecimento das técnicas legais de procedimentos administrativos.

Diante disso, o administrador que tem um Controle Interno técnico e atuante, irá se apoiar nesse departamento, que certificará se tudo está ocorrendo dentro da legalidade, e o Controle o ajudará a fiscalizar, entre outras coisas, os atos dos servidores municipais, protegendo desta forma, o gestor.

Cabe à Controladoria Municipal também fiscalizar desde o consumo de combustível na prefeitura, processos licitatórios, RH, patrimônio, até o Portal da Transparência, bem como garantir que qualquer cidadão tenha o livre acesso à informação pública, além de outras funções.

Outra atribuição importante ao Controle Interno é a de coordenar a transição do mandato, assegurando a ordem e a legalidade na transmissão, bem como que as informações passadas à equipe do gestor que estará assumindo estejam de acordo com a realidade.

A Prefeitura de Esplanada, possui na sua Controladoria uma equipe extremamente técnica e laboriosa. Participam desse time, o Controlador Erivaldo Junior, o Consultor Marco Leão, e as Analistas Claudene Almeida, e Mileyde Carvalho. Um time que reflete com transparência uma das maiores qualidades dessa gestão que é a eficiência e a eficácia

O gestor inteligente terá o controlador como o seu maior aliado. Afinal, ambos respondem solidariamente pelos atos da administração. Desta forma, se ambos andarem alinhados e cada um respeitando a competência do outro, quem sairá ganhando em primeira análise serão ambos, mas também toda a população ganhará, pois significará que está havendo eficiência e legalidade na gestão.

Informações e Imagens: ASCOM Prefeitura Municipal

 

© Todos os direitos reservados 2024