VEM AÍ O MELHOR SÃO JOÃO DA REGIÃO
FESTAS JUNINAS
ATUALIZADO EM: 30-05-2022 10:45:57

Maio está acabando, e que venha junho, o mês mais esperado por todos aqueles que amam os festejos juninos.

Em Junho, se comemoram três santos populares: Santo Antônio, São Pedro e São João.

A origem da festa junina é pagã, ou seja, é contrária à doutrina cristã, porque as comemorações que deram origem às festas juninas, homenageavam os deuses da natureza, da fertilidade e pediam fartura nas safras, pois era nessa época que começava o período da colheita de cereais, tal como o milho, que hoje é o ingrediente mais comum nas comidas típicas de festa junina. As fogueiras, um símbolo característico do São João, atualmente, também têm origem na festa pagã, porque era costume fazer fogueiras nas celebrações.

Como a igreja não conseguia acabar com a popularidade dessa festa pagã, acabou aderindo às festas juninas atribuindo-lhes um caráter religioso.

Quem trouxe a festa junina para o Brasil foram os portugueses, no período colonial. Em Portugal, a festa junina tinha o nome de Festa Joanina - possivelmente por causa de São João, que é o principal santo da comemoração - motivo pelo qual as festas juninas também são chamadas de Festa de São João.

Tradicionalmente, as festas juninas começam no dia 12 de junho, véspera do dia de Santo Antônio, e encerram no dia 29 de junho, dia de São Pedro. Já nos dias 23 e 24 é celebrado o dia de São João.

Em Esplanada, os festejos vão acontecer de 22 a 25 de Junho na Praça de eventos, e de 01 a 03 de Julho no Timbó!

Segue a relação dos artistas já confirmados para se apresentarem:

- Mastruz Com Leite

- Limão com Mel

- Márcia Felippe

- Forró do Muído

- Thiago Aquino

- Peruanno

- Danniel Vieira

- Zezo

- Marcynho Sensação

- Cavalo de Pau

- Diego e Victor Hugo

Posteriormente, iremos divulgar a grade completa com as suas respectivas datas e locais, juntamente com os nomes dos artistas locais, que vão ter espaço nessa importante manifestação cultural!

Informações & Imagens: ASCOM/Prefeitura Municipal

CERIMÔNIAS DE CASAMENTOS NO BAIXIO É UMA NOVA TENDÊNCIA